Sao Jose do Rio Preto  

 

São José do Rio Preto

 

Símbolos Municipais

 

Bandeira de Sao Jose do Rio Preto

A bandeira do munícipio foi criada, por lei, em 1936. Leva as cores da bandeira do estado de São Paulo: vermelho, preto e branco.

A bandeira é formada por um retângulo vermelho, onde o vermelho simboliza: amor-pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem e valentia; O retângulo é recortado em cruz por faixas pretas e branca sobre as quais, no centro, está um losango branco e, dentro dele, o brasão da cidade.

Poder, vitória, império, prosperidade, benignidade e generosidade são representados pela águia, que traz nas garras, ramos floridos de lírio ao natural, que simbolizam o santo padroeiro da cidade — São José;

As oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, indicam que a cidade é sede de Comarca;

A agricultura está representada por hastes de cana, galhos de café, ramos de algodão, milho e arroz, tudo ao natural, lembrando as riquezas agrícolas do Município, cuja importância econômica é responsável pelo vertiginoso progresso da cidade;

Paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade são representados pelo escudo prateado; e

O Rio Preto, que dá o sentido ao nome da cidade, é representando pela faixa ondada de sable (preto).


Brasão de São José do Rio Preto

Originalmente o Brasão da cidade foi confeccionado pelo artista Wast Rodrigues, em 1936 pelo ATO nº 53, de 10 de Agosto, mas o mesmo foi extraviado. Devido ao desaparecimento do original, o Prefeito Municipal Dr. Philadelpho Gouveia Netto, autorizado pela lei nº 205, de 7 de Fevereiro de1952, “revigorando" o ATO nº 53, substituiu pela recomposição executada pelo artista riopretense Antonio Portela, feita com base na descrição constante do ATO acima mencionado e num clichê impresso nos jornais da época.

 

HINO DO MUNICÍPIO DE SAO JOSE DO RIO PRETO

 


 

 



 

 



Copyright © 2006 - Sao Jose do Rio Preto